Este blog tem como principal função informar, divulgar e esclarecer temas sobre alergia.

Toda a informação contida neste blog, não substitui o aconselhamento médico, consulta, diagnóstico ou tratamento.
No_al_fusileo.png

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Até sempre Professor!!

Bom dia

Os nossos ciberleitores já se aperceberam de que não houve nenhum post durante a semana passada. O motivo foi a lamentável e inesperada perda na última sexta-feira do Prof. Rui Brandão, professor de Biologia da Universidade de Évora.

Como Professor de Biologia, dedicou-se em especial à Palinologia, tendo dinamizado, numa primeira fase, o estudo de correlação clínica com pólenes e fungos na região do Alentejo e, depois,  em todo o País, sempre em colaboração com médicos imunoalergologistas.



Colaborou com a SPAIC e a Academia Europeia de Alergologia e Imunologia Clinica na organização de cursos sobre Aerobiologia. Orientou estudos nacionais e internacionais com impacto clínico relevante na área de Aerobiologia. A sua elevada formação científica nesta área do conhecimento foi de extrema importância para nossa formação, influenciando-a de modo decisivo.

Foi um dos fundadores da Rede Portuguesa de Aerobiologia (RPA), em conjugação com a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clinica, tendo nela, desde o início, um papel de enorme relevância. Foi coordenador de grupo de interesse de Aerobiologia da SPAIC, sempre com elevado empenho e dinamizando o alargamento da RPA a todo o território nacional, através de um exemplar modo de colaboração com todas as Direções da SPAIC.

No que a nós respeita, foi uma pessoa sempre amável e disposta para prestar qualquer ajuda ou colaboração sempre que foi necessária e por encima de tudo, uma figura agradável com quem partilhar os escassos tempos livres em que coincidimos aqui e no estrangeiro (como esquecer aquele divertido jantar em Milão que não poderemos repetir em Copenhaga, mesmo que já o tivermos combinado!!).

Até sempre!!

Com a certeza de que o Rui Brandão gostaria que continuassemos a sua tarefa de informar sobre a carga polínica das nossas regiões, segue o boletim polínico referente ao Alentejo e a Beira Interior: 

" Na Beira Interior, os pólenes encontram-se em níveis muito elevados, com predomínio dos pólenes de gramíneas, oliveira e carvalhos.
No Alentejo, os pólenes encontram-se em se níveis muito elevados, com predomínio dos pólenes das árvores oliveira e sobreiro e das ervas gramíneas"



Nenhum comentário:

Postar um comentário